Sobre redes

A metáfora da máquina sempre caracterizou a sociedade industrial. Máquina como meio de fabricar um determinado produto, de atingir um determinado objetivo, de se chegar a um determinado fim. Um dos maiores símbolos da racionalização do tempo, da energia, do movimento.

Já na sociedade pós-industrial, as metáforas da máquina dão lugar às metáforas da rede.

Nesta época, quase tudo formado por um conjunto de elementos que se encontram dispersos geograficamente e que mantêm algum tipo de conexão é chamado de rede. São redes de lojas, redes de infraestrutura, redes de colaboradores (utilizado como eufemismo para designar empregados de uma empresa), redes de ensino, entre outras redes.

Esta concepção mais primária de rede, que leva em conta apenas a quantidade de elementos, sua dispersão espacial e interconexão, por vezes limita um entendimento mais abrangente sobre o conceito. Desse modo, muitos arranjos que strictu sensu não são redes, assim são chamados.

Rede é uma forma de organização, de auto-organização, um padrão altamente dinâmico de relações entre os elementos. Não há hierarquia na rede. Esta isonomia entre os elementos arranjados em rede são a base de uma auto-organização co-ordenada por todos.

Redes são multidirecionais, multidimensionais, não lineares, não-hierárquicas, abertas, dinâmicas. Não comportam, portanto, um centro, ou vários deles. E se não há centro, não há periferia.

Referências bibliográficas

  • CAPRA, Fritjof. A teia da vida – Uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix/Amana-Key, 2001.

  • _______________ . As conexões ocultas – Ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix/Amana-Key, 2002.

  • MARTINHO, Cássio. Redes Uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização. Brasília : WWF-Brasil; 2003.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s